A melhor definição de “Bem e Mal” que ouvi foi em uma aula de Leonardo Möller, diretor da Unespíritos de MG, no curso on-line: Guardiões da Humanidade (clique para ver)
Vou contar as minhas reflexões a respeito do tema:
-O que é “Bem” e o que é “Mal”? – Já parou para pensar?
-Todas as nossas ações realizadas são fruto de uma escolha. Da escolha de quem agiu.
Mas, esta escolha pode ser feita para agradar o outro, para sentir-se aceito(a), integrado(a) ao grupo ou reconhecido(a) pela pessoa amada, para sobressair-se e ganhar destaque, fama ou inúmeras outras intenções que não vem do seu interior, mas de agentes sociais externos a você.
Por isso, para fazer boas escolhas é essencial conhecer-se e tomar três atitudes, em meditação profunda:
- O que me deixa para baixo? – O que me irrita? (anote)
- Combata todas as informações obtidas no ítem-1, positivando-se e afirmando-se.
- Treine diante do espelho: sorria e pense o contrário. (Treine respostas mentais de auto-afirmação)
Não caia na armadilha do veneno do outro. Ficar com raiva, no momento, é normal. Mas, levar a raiva para casa e ficar remoendo é burrice.
E o revide pode ser pior !
Não revide ou confronte. Você rebaixará seu estado vibratório e atrairá como um imã, todas as entidades espirituais negativas que estiverem por perto, torcendo para o “circo pegar fogo”. Treine respostas internas de auto-afirmação. Tudo é questão de treino!
Por exemplo: – Quando seu chefe disser que seu serviço está uma droga e você passou a noite acordado fazendo o seu melhor, ou sua sogra disser que sua comida é ‘lavagem de porco’, ou algo da sua lista (ítem- 1) que te deixa irritado, apenas sorria e PENSE: – É a sua opinião doentia! Meu trabalho é melhor que o seu e se não gostou faça melhor. E sorria…
– “Se você estiver em pleno controle de si mesmo, para responder sem entrar em confronto, sorria e diga calmamente: –“ Por favor, fique a vontade para fazer a modificação e melhoria que achar necessária.” E passe a bola, sorrindo sempre…
Mas, para alcançar este controle durante o imprevisto do calor de uma resposta agressiva ou ofensiva é preciso ter muita certeza de quem se é e do que se quer. Medite para conhecer o que te aborrece e treine respostas para isto, diante do espelho.
Outro exemplo: – O que responder para os presunçosos que tem sempre um conselho para te dar, sem que você tenha pedido. – Outros, “mui amigos”, vão mais longe ainda. -Querem ser seus psicólogos jogando um monte de veneno nas suas atitudes, sem terem a autenticidade ou amizade de perguntarem, claramente, o motivo de sua escolha. – Apenas deduzem e julgam de acordo com o que têm dentro de si mesmos: “um monte de caca.”
Para estes que adoram cuidar da vida alheia e se acham bem resolvidos, sorria e PENSE apenas: -“É a sua opinião! – Eu penso diferente e não tenho que seguir o que você pensa!” – Só verbalize se estiver totalmente calmo e seguro no momento. – Sorria sempre, com cara de paisagem.
Mas, este artigo começou com a história do “Bem e do Mal”…
Voltando ao tema, observamos que o “Mal” é sinônimo de falta de liberdade.
As guerras no mundo, os desentendimentos nos relacionamentos, os pré-conceitos ideológicos, a intolerância religiosa e todo “Mal” que se alastra no mundo é devido à falta de liberdade, que se impõe ao outro.
Todo fundamentalismo radical acontece por querer que todos pensem de acordo com seu modo. O que estiver fora do seu cubículo de ideias tem que ser combatido e destruído.
Nosso maior “Bem” é o livre-arbítrio! A liberdade de escolha.
Portanto, quem quiser que pensemos como ele, e se arvorar a cuidar da nossa vida em vez de cuidar da própria, estará praticando o maior “Mal” que existe, tirando a sua liberdade de escolha.
Cuidado com quem lhe diz:- Ninguém faz assim… (Sorria e PENSE: -“eu faço assim e muito mais e vou continuar fazendo melhor do que você”). E fique longe das pessoas intrometidas. Elas não merecem sua companhia.
Se você não verbalizar não será um ato de vaidade, mas de autoafirmação!
E isto trará um delicioso calorzinho no peito, do gostinho da vingança secreta e do acolhimento da sua integridade. É melhor que baixar a sintonia ficando com RE-sentimentos.
Com este treino chegará o dia em que não nos importaremos com nada que pensem ou falem de nossas LIVRE-escolhas. Nem seremos tão influenciados pelo meio social.
Olhe no espelho e diga SORRINDO para você:- “EU SOU DO BEM”- “QUEM ESCOLHE SOU EU!” – E assuma a responsabilidade de sua escolha!
Nunca, ninguém escolherá da mesma forma a mesma coisa , no mesmo tempo, diante do mesmo estímulo. Isto é o que garante nossa individualidade: – “A LIBERDADE DE ESCOLHER” o que, quando e onde quisermos! É o nosso DNA, RG ou Digital Cósmica com seu som e cor única no universo.
Seja livre! Fique com seu maior “BEM” que existe: a SUA LIBERDADE de ESCOLHA!
———————————————–
PS: Eu ainda estou treinando… muitas vezes me divirto com esta brincadeira…