Autenticidade é Saúde

 

Autenticidade é a aproximação amorosa com o que existe de melhor em nós. É saúde emocional e valorização da vida!

Qual a cor da sua lente?

Já aprendemos que ora nos amarguramos com lembranças dolorosas do passado e ora alternamos com preocupações em relação ao futuro, que estão fora de nosso controle. Nossa mente tem o hábito de oscilar neste campo negativo de mágoas, culpas, medos…

Um mundo Real ou um mundo Ideal?

Criamos um mundo ideal e uma imagem maravilhosa das pessoas que dizemos amar e daquilo que gostaríamos de ser. Construímos um mundo “idealizado” pela fantasia de nossa mente, completamente fora da realidade. Nos iludimos endeusando pessoas, mestres, amores, familiares e atribuindo qualidades a nós, que não são nossas ou reais.

Na maioria das situações que vivenciamos, damos a elas um significado criado pela nossa mente negativada e distante da realidade. Interpretamos as vivências conforme nosso estado emocional. Por exemplo: uma mesma palavra pode significar brincadeira para uma pessoa e desrespeito para outra. Ou, a mesma festa pode ser inesquecível para uma jovem e monótona para a sua irmã.

Tudo depende da cor de nossas lentes, que são nosso estado emocional! Quanto mais contato tivermos com ele e melhor conhecermos as causas das nossas reações, mais presentes e dentro da realidade nos sentiremos. Conseguiremos uma expressão mais espontânea do nosso ser e mais fácil será aceitar as pressões que a vida nos impõe, a todos. Nossas lentes estão claras?

O Corpo Autêntico é o Mental Superior

O Corpo Mental Superior (CMS), está programado para nos conduzir por uma vida saudável e feliz, dentro do que nos propusemos a aprender. Porém, temos ainda muita dificuldade em expressá-lo no dia-a-dia.

Nosso sabotador interno não deixa que expressemos o nosso melhor. Cria desculpas ou foge da responsabilidade.

Por que criamos desculpas para nós mesmos?

Criamos máscaras como desculpas para parecer o que não somos ainda, porque não temos coragem de nos mostrar em nossa realidade. Seja por medo da exclusão, vaidade ou carências diversas. Somente reconhecendo nossos motivos íntimos é que nos sentiremos mais à vontade para nos expressar como somos. Ai sim, em nossa melhor versão.

Por exemplo: evitamos nos colocar e dar nossa opinião, com autenticidade, quando discordamos de alguém, por medo da rejeição, pois, queremos ser aceitos. Nossa carência reprime a autenticidade.

Qual sua dificuldade para não dizer “NÃO”, com educação?

Por que o Sabotador Interno impede de nos expressarmos com Autenticidade?

Porque sabemos, que serão necessários grandes esforços, se formos excluídos de um grupo. Teremos que “arregaçar as mangas” e nos esforçar muito para reconstruir uma carreira ou arrumar outro emprego, um novo amor, ou nos sustentar sozinhos sem os familiares, entre outros esforços… Na maioria das vezes, preferimos nos acomodamos e a energia parada adoece.

De tanto reprimir contrariedades e mágoas, criamos tantos disfarces e aparências que nos distanciamos do CMS. E, distanciados da casa mental superior, que nos direciona, não sabemos mais quem somos, o que queremos ou que direção tomar. A vida foge de nós e tudo parece perder o sentido…

Ao deixar de reconhecer as emoções que nos movem, perdemos a clareza das escolhas e daquilo que é para deixar ir ou do que é para perseverar, ou de como mudar. Ficamos indecisos a um passo da desesperança.

Toda falta de Autenticidade é Hipocrisia

Todos estamos sujeitos às pressões da vida. A aceitação das dificuldades, como um modo de aprender a nos valorizar, e reconhecer as infinitas possibilidades que a vida nos oferece, nos liberta das dores emocionais.

As dores da culpa, contrariedades, insatisfação, tristeza, decepção, desilusão ou outros termos que utilizamos, são apenas sinônimos para expressar nossas mágoas. São palavras para amenizar o que realmente estamos sentindo, que traduzem nossas dores, raiva e revolta com a vida, mas, que não queremos mostrar.

A hipocrisia humana, causada pelo disfarce de nossas emoções, nos adoece, individual e coletivamente, como sociedade, criando relações falsas e belicosas.

Em quais situações você disfarça suas emoções?

Como Agir para a Manter a Saúde Emocional?

Aceitação é a chave!

Se não enxergamos a possibilidade de conviver com uma situação e não nos sentimos capazes de mudá-la, resta-nos aceitá-la. Apesar disso, sempre poderemos fazer algo por nós, criando estratégias para melhorar a interpretação que damos aos fatos e agindo de modo mais positivo e grato pelos aprendizados.

Porém, que aceitação não seja uma desculpa para permanecermos acomodados. Se houver uma pequena chance de mudar a nossa condição interior para melhor, vamos arregaçar as mangas e criar um plano de mudança para o bem de todos envolvidos.

O que é mais difícil de aceitar em você?

O que é Perdão?

Perdão é o modo de aceitar-SE como se é. É uma estratégia que devemos criar para nos aceitar com nossas fragilidades e para nos relacionar com mais autenticidade emocional. Reconstruindo, assim, uma vida mais saudável e feliz, focando sempre os nossos potenciais!

Reconhecendo nossa parcela de responsabilidade nas situações e agindo para nos melhorar, motivaremos os que estão à nossa volta a fazerem o mesmo. Pois, não mudamos ninguém. Cada um já traz a árdua tarefa de transformar a Si mesmo! Nos perdoemos e aceitemos nossas fragilidades, para uma expressão mais autêntica e amorosa.

Perdoar alguém implica em tê-lo julgado e sentenciado como culpado. Culpamos alguém ou a situação, para nos isentar da responsabilidade de assumir nossa parcela de despreparo na relação. Pois, toda relação é uma via de mão dupla: cada um tem 50% de responsabilidade pelo entendimento, ou pelo desentendimento.

Perdão é saúde emocional. Pense nisso!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *