Guardiões da Verdade é o 3º livro da série “Espíritos do Bem”, pelo espírito Pai João e psicografado pelo médium Wanderley de Oliveira. A série tem como intuito a desmistificação e o alerta contra o preconceito às entidades invisíveis que nos ajudam no plano espiritual.
Especialmente nos Centro Espíritas, onde a comunicação de um preto-velho é tida como a de um ignorante, a fala de um índio é julgada como atrasada ou os conselhos de uma pombagira como os de uma prostituta. Pobres almas, as que se chamam de “irmãozinhos”, mas recriminam, julgam e excluem o que nem sequer conhecem.
E, não é preciso conhecer muito sobre a doutrina da reencarnação, para saber que se hoje somos um preto velho, ontem fomos um cardeal culto ou um grande mago sacerdote do Antigo Egito… A forma de manifestar-se é o que menos importa!- Kardec já dizia…
O livro traz conceitos novos e atuais, sobre os planos de Transição Planetária que atravessamos e os trabalhos dos guardiões-exus e das pombagiras-nazarenas, no socorro e resgate das almas aprisionadas nas furnas umbralinas.
O Cardeal Jimenez de Cisneros-Professor Cícero Pereira, ou Pai João, conta a história do resgate do Corpo Mental de um médium, que foi aprisionado pelas Trevas, com a intenção de capturar seu perispírito na hora da desencarnação, para ser seu escravo. Esse resgate exigiu delicada intervenção de acoplamentos áuricos em médiuns desdobrados e trabalhadores sinceros.
O Pai velho diz que “raríssimas pessoas desfrutam de individualidade”. – Explica que “somando-se os 7 bilhões de encarnados no planeta, com seus 3 principais corpos que se desdobram (perispírito + CMI + CMS)*, teremos 21 bilhões de corpos em rede, num oceano de vibrações que se conecta a nossa mente.”
Por isso, ele diz que não existe mente individual até que as criaturas aprendam a se organizar internamente, a resolverem seus conflitos e a proteger-se emocionalmente. Até lá, continuam a viver fragmentados.
A Palestra de Dona Maria Mulambo, pombagira-guardiã e responsável por um setor do Hospital Esperança, (fundado por Dr. Eurípedes Barsanulfo, no espaço), trouxe as diretrizes de Dr. Bezerra de Menezes para os momentos que atravessamos e a importância de assumirmos a responsabilidade pela nossa evolução espiritual, pelo domínio dos pensamentos, no desenvolvimento de relações sem julgamentos e pela vida com autenticidade emocional.
Pai João explica que a ansiedade é um quadro de afastamento do corpo mental inferior. Ele diz que: “o desajuste provocado com essa projeção do Corpo Mental Inferior (CMI), abre brechas enormes para imediata baixa de imunidade astral e física.” (pg.76). Orienta ainda, sobre as causas mais comuns de tanta ansiedade, apontando para o medo das perdas, a insatisfação, a incapacidade de lidar com frustrações, como as principais.
Define a ansiedade como sendo “o desgoverno, a falta de medida e a exigência descabida com tudo.” –“ Um efeito secundário da falta de limites que ocorre por compulsão em controlar a vida, para que atenda seus interesses.” – A forma como se reage aos acontecimentos contrários aos seus planos e a agressividade, quase sempre, andam de mãos juntas com o apego ao controle das situações.
O livro reserva ainda 3 capítulos, para explicar casos de obsessão complexas e a ação das trevas nas Casas Espíritas. Traz também, a alarmante notícia que não existe casa espírita sem ação trevosa organizada. E nos orienta para “amorosidade como caminho para a autenticidade”, relatando os trabalhos dos Exus no Hospital Esperança.
Sem dúvida, uma ótima opção de leitura, oportuna para este final de ano! Ou para qualquer época que nos dediquemos a traçar planos sérios, para conquista da paz em nossa vida interior!
_____________________________
*CMI – corpo mental inferior
CMS – corpo mental superior
Perispírito – corpo emocional ou corpo astral