AHIMSA (Não Violência)
Foi com a inspiração desta pequena palavra, “Ahimsa”, que significa “pacificação” ou “não violência”, que Mahatma Gandhi traçou sua grande estratégia para libertação pacífica da Índia, sem levantar uma só arma.
Nestes tempos, de tantas guerras e violência que presenciamos, falar em pacificação parece utopia. Mesmo assim, arrisco refletir sobre o tema, pois há tantas formas de violência e pacificação, que talvez o estudo aponte alguma forma de pacificação interior.
Por exemplo, existe uma ilusória “pacificação”, quando pensamos estar em paz por que nos isolamos, ou por que não temos confronto com nenhuma contrariedade externa, ou quando nos deparamos com atitudes antiéticas, desrespeitosas e silenciamos.
Nestes casos, pode estar havendo covardia, inércia, preguiça, acomodação, medo, agorafobia, timidez, omissão, autoengano, fuga, e mais uma série de outras causas, para se permanecer alheio a uma situação desagradável, mas não é pacificação e sim, passividade.
Pacificação é enérgica e ativa! É ação.
Se você não se transforma, vem a tempestade pra te sacudir. Mãos ocupadas na transformação é o nosso maior presente.
No Budismo existem treinos de “meditação ativa”, em que se medita caminhando. Os monges Shaolin, tentam alcançar a iluminação com o Kung Fu, justamente para desenvolver o autodomínio e o foco (atenção), nas atividades diárias. Há um treino verbal, para exercitar o domínio emocional, onde em duplas, um grita com o outro, tentando ofende-lo. De tanto treinar, passam a não se incomodar com o que outros dizem e passam a acreditar em suas próprias verdades e capacidades, pacificando o espírito contra as agressões alheias.
Ou seja, ocorre uma educação do Ser e não uma inércia ou omissão. Existe autodomínio e não repressão da raiva, que acumulada tende a explodir em forma de doença. Tudo que é reprimido, é “auto-violência” e deprime sua livre expressão na vida.
Sua vida está travada? Pense nisso!
Nos violentamos de inúmeras maneiras, Fazendo mais do que podemos, tolerando mais do que conseguimos e escondendo o que nos causa dor e insatisfação. Pensando ser pacificadores ou conciliadores, silenciamos, mas ficamos com a vontade de ter dito e a contrariedade é reprimida.
Comunicação Não Violenta
O treino nas discussões e argumentações deveria ser ensinado desde a pré-escola. Pois, é a base da pacificação e do esclarecimento dos fatos. A raiz da não violência. Pois, onde há diálogo, há paz!
Porém, não somos educados a dialogar. Somos ansiosos em despejar nossas cargas emocionais acumuladas. Sem pesar as palavras, o tom de voz ou a velocidade com que falamos, presumimos que o outro entenda o que sentimos. Mas, as palavras nunca expressam com fidelidade, nossa realidade interior. O que eu entendo com a palavra “cooperação”, por exemplo, é diferente em modo, tempo e valor, para cada um.
Fica mais fácil estabelecer um diálogo de pacificação, se tivermos consciência de:
- ouvir o outro, mais do que o desejo de contestá-lo,
- especificar os termos, medir a tonalidade e velocidade das palavras,
- que a “intenção” do diálogo é a “Paz”, e não ter razão ou ganhos,
- não usar o outro para desabafar. Faça análise ou medite para isso.
- buscar a causa do conflito em “você” (ex:- porque aquilo está te incomodando?).
- nunca culpar o outro, ou a situação. Procure descobrir em você, o por que de estar ali.
- tentar compreender o que está por traz da atitude dos outros. (Por que agiu daquela maneira). Dói menos e fica mais fácil aceitar.
- ter parte da culpa pelo que está acontecendo. E 99% das vezes, temos. Melhore-se!
- ir direto a causa, sem fazer jogos ou rodeios. (treine ser objetivo: – foque na causa)
- ……. (escreva aqui, como você pode melhorar seus diálogos pela Paz) ……..
………………………………………………………………………………………………………….
Questão de Treino
Fingir que nada está acontecendo, omitir-se, submeter-se, ignorar ou silenciar, nada resolve. Dialogar alivia o medo, desvenda as causas dos conflitos, traz a compreensão dos fatos e fica mais fácil aceitar a situação e entender o outro. Com isto, aliviamos a dor interior e com treino, alcançamos a pacificação interna e ao redor de nós.
………………………………………………………………………………………………………..
Se gostar, assista ao TREINO dos MONGES SHAOLIN, num Show de autodomínio, em : https://www.youtube.com/watch?v=lkGwCJC8V3Y
ou
Mindfulness , pela Monja Coen – presença https://www.youtube.com/watch?v=XhpCtuRHkHQ (para Foco – atenção plena)
- Fale o q vc está fazendo – Ex: – Estou presente aqui, abrindo a porta, andando esq e direita (exercício Darana de Patanjali) – para atingir o Nirvana