Conhece a Ti Mesmo

“Conhece a ti mesmo”! Esta é a famosa frase do portal do Templo de Delfos (Grécia), construído em homenagem ao Deus Apolo. Não há consenso sobre sua autoria e não importa o autor, mas onde a célebre oração nos leva: “para dentro de nós”.

Mas, não é turismo ou lazer percorrer os caminhos interiores. Ao contrário, é trabalho obrigatório para se conhecer o caminho interno e poder caminhar no mundo externo com mais segurança.

Na maioria das vezes, este trabalho é dolorido e extenuante. Em geral, assusta e requer coragem para prosseguir e prosseguir, vencendo fantasmas, sombras e monstros internos. É quase uma batalha, que requer esforço e atenção contínua. Muitos desistem ou preferem fingir, não ver, ou ouvir… Só conseguimos continuar ao abraçarmos nossas sombras com a humildade do auto perdão.

Mas, a luta compensa. Olhar para si, conhecer os próprios limites, potenciais e intenções facilita nossas escolhas no dia-a-dia e nos possibilita conhecer os mistérios da vida e da natureza ao conhecer os mecanismos internos que nos motiva.

O autoconhecimento nos aproxima da auto REALIZ-Ação

A ação real que expressa a vontade de nossa alma é mais facilmente percebida quando nos conhecemos. Pois, daremos menor importância aos apelos do mundo, às cobranças sociais, às distrações, por conhecer melhor o que nos leva à verdadeira felicidade. Haverá assim, menos desvios no caminho e maior possibilidade de êxito.

De todas as tarefas que podemos realizar durante a vida neste planeta, penso que conhecer-se é a principal delas. Será um conhecimento inseparável, a ser levado para outras experiências, além desta vida terrena. E não é preciso subir o Himalaia para busca-lo.

Observar-se nas atitudes diárias, nos relacionamentos e pensamentos, com meditação ativa, ou nas conversas com nossos “anjos da guarda” ou amigos espirituais, são as tentativas de re-ligar o Sagrado em nossas vidas. É a prática da religião universal e comum a todos os seres, na busca por respostas e sentido para a vida.

Dalai Lama disse que: – “há tantas religiões quantos homens existirem e que a melhor delas é a que mais te aproxima de Deus, do Infinito. É aquela que te faz melhor, mais sensível, desapegado, amoroso, humanitário, responsável, ético”…

A busca do autoconhecimento é amor à Luz! Por isso, permanece…

A busca do Divino em nós, requer uma experiência direta, individual e intransferível, com um conhecimento mais profundo. É trabalho inadiável de cada um, a escalada de uma sabedoria superior, que nos leve a com-viver mais equilibradamente nos relacionamentos, sem deixar de realizar nossos propósitos únicos.

Quer nos expressemos pela arte, pelas palavras faladas, cantadas ou escritas, pela poesia, pelos números ou pela ciência, que seja a beleza manifesta que lapida a si mesmo, transformando a si e a sua volta, com um novo modo de pensar, sentir e agir.

Somente o pensar, meditar, mentalizar ou sentir é insuficiente para que haja transformação em nossas vidas.  É necessária a ação para que o pensado, planejado e sentido se realize. Apenas na prática da ação é que vamos nos conhecendo e avaliando nossas reações, limites ou conquistas. Por isso, mãos à obra em SI, para o bem de todos depois!

 

“Porque a vós é dado conhecer os mistérios*, mas a eles não… porque aquele que tiver, mais lhe será dado e terá em abundância; porém o que não tiver (esse amor) até o pouco que tem lhe será tirado. Porque eles, vendo, não veem; e, ouvindo, não ouvem nem compreendem, porque o coração deste povo está endurecido, de mau grado ouviram com os ouvidos e fecharam os olhos” …………..      Mat. 13:11-15

 

____________________

*mistérios de Si mesmo, da Luz em Si. O que ama, busca em Si, cada vez mais e tem abundância de sabedoria. Mas, aquele que não quer se ver quando percebe seus erros ou ouve a voz da própria consciência, não se ama e não honra o Divino em Si. Desta forma, perde por Si só, o pouco contato que possuía com a Luz da abundância que o move.

*Abrace-se com esta melodia enquanto faz uma pausa para se ver : Click Aqui

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *